D.A.E.F. - UEFS

Diretório Acadêmico de Educação Física

Pages

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Nota de Apoio do DAEF/UEFS à Chapa 1 RESISTIR E AVANÇAR





Nós do Diretório Acadêmico de Educação Física (DAEF) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) manifestamos através desta carta apoio à chapa 1 RESISTIR E AVANÇAR para as eleições do Diretório Acadêmico de Educação Física da UFSM.
Atualmente percebermos que a Educação, principalmente na Universidade Pública, assim como diversos outros bens imprescindíveis para a sociedade como: saúde, transporte, segurança e previdência, vêm sendo cada vez mais precarizados e colocados a serviço da iniciativa privada em nome do lucro das grandes corporações e empresários, isso tem impacto direto para a má qualidade da nossa formação. Como exemplo desse processo, podemos citar a contra reforma universitária que vem sendo feita pelo REUNI, sucateando as instituições públicas numa falsa democratização do acesso que mantém a universidade sem nenhuma estrutura e qualidade. Outro exemplo é PROUNI que concede vaga nas Universidades Privadas com dinheiro público ao invés de ampliar o número de vagas e qualificar as universidades Federais e Estaduais. Além disso, existem vários outros instrumentos (ENADE, Lei de inovação tecnológica e etc.) que contribuem para a precarização das IES públicas.
Estes fatos longe de acontecer por acaso, ao contrário, estão dentro de uma série de políticas que vem no intuito de garantir a soberania de uma minoria da população em detrimento da grande maioria.
Entendemos que o Diretório Acadêmico, espaço de Organização Estudantil, deve cumprir a função de prezar pelos anseios dos estudantes e por uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Devendo ser não apenas o local onde organizamos nossas atividades de lazer, mas um local de amplo debate a respeito dos problemas encontrados nos cursos e nas universidades e, principalmente, é um espaço de luta cotidiana para superarmos esses problemas que podem ser vistos em todas as Universidades do país (como exposto na última greve) e que estão articulados com as políticas educacionais do Estado e seus governos.
A nossa atual tarefa enquanto estudantes é lutar por uma Universidade Pública, gratuita e de qualidade, ao lado dos demais setores da sociedade afetados por estas políticas.  Por isso, nos colocamos ao lado da Chapa 1 Resistir e Avançar por entender que estes, assim como nós, compreendem a necessidade da luta coletiva e o enfrentamento a essas políticas para a construção da Universidade que queremos. Em tempo, afirmamos que o movimento não é isolado e sim COLETIVO e NACIONAL, começando a se estruturar a partir dos Centros e Diretórios Acadêmicos espalhados pelo Brasil.

Diretório Acadêmico de Educação Física – DAEF/UEFS
Gestão Lutar e Construir:
Lutam melhor os que têm belos sonhos, quadras cobertas já!!

2012-2013

0 comentários:

Postar um comentário